Pensei em começar o que tenho para vos dizer com uma pergunta. Pensei, também, em deixar a resposta para vocês! Espero que não me levem a mal!
A pergunta é simples. Aqui vai. Será possível fazer um percurso escolar ou académico – de qualidade – na área do Turismo, sem sair de Vila do Conde?
Bem, como disse pensei em deixar-vos a resposta.
Mas, pensei, também, deixar-vos o meu testemunho, antes de ir embora desta página.
Vamos lá!
Quando entrei na página (web) da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) que fica, como sabem, em Vila do Conde (não a página, mas, a escola! Claro!) encontrei aquela que era para mim – estava e estou convicta disso – a opção mais acertada para dar continuidade ao meu percurso escolar:
Curso Técnico Sup. Profissional de Turismo e Informação Turística
Confesso que fiquei um pouco assustada só com o nome. Mas, quando li «Este curso (…)Visa garantir uma formação técnica especializada na área da informação, acompanhamento e aconselhamento de turistas nacionais e estrangeiros, respondendo às necessidades do mercado local e global.», disse de mim para mim mesma: é para mim!!!
Certo é que o meu anterior e querido curso, tinha um nome bem mais simples:
Curso Profissional de Técnico/a de Turismo
Tempos que não posso esquecer. Nem esqueço o que aprendi nas salas da Escola Profissional de Vila do Conde.
Desde cedo que sempre gostei de organizar fosse o que fosse. Sou organizada, de mim!
À medida que fui descobrindo a minha vocação e a minha queda para o Turismo, percebi que gostava, particularmente, de organizar eventos. Cresceu a curiosidade e vontade de aprender e compreender a história do nosso património e de conhecer o património da nossa história.
Compreendi que era importante falar outras línguas – como o castelhano, pela proximidade geográfica ou o inglês, pelas razões que se conhecem – mas, mais importante do que as saber falar era saber comunicar com diferentes povos e culturas.
O Curso deu-me muitos conhecimentos na área técnica mas, também, fez de mim uma pessoa mais madura e mais esclarecida.
Ainda hoje me sinto orgulhosa, ao recordar que os professores delegavam em mim responsabilidades acrescidas, sempre que se tratava de coordenar eventos em que a escola estivesse envolvida.
Foi no Curso de Turismo e na Escola Profissional de Vila do Conde que dei os primeiros passos, daquela que, espero, venha a ser uma carreira de sucesso.
Não precisei de ir muito longe para continuar.
A dois passinhos está e Escola Superior de Hotelaria e Turismo.
Sinto-me bem. Sinto-me feliz.
Sem máscara estaríamos, com certeza, bem melhor.
Mas, acredito que podemos tirar lições importantes dos momentos mais difíceis.
Como dizem os nossos irmãos… Al final, todos estaremos bien!
Saludos,
Cristiana Ferreira