Política de Qualidade

POLÍTICA DA QUALIDADE

Os princípios orientadores da garantia de qualidade encontram-se incorporados na cultura, visão, missão e estratégia da EPVC e traduzem-se na procura constante da satisfação das partes interessadas numa lógica de ponderação dos riscos e oportunidades e na melhoria contínua das prestações da organização. A maior eficácia que se espera na organização do trabalho permitirá à escola controlar e utilizar de forma cada vez mais eficaz os seus recursos, capacitando-a para:

– Ser um espaço de excelência em Humanização, Ensino e Cultura que integre a comunidade global contribuindo na formação de lideranças capazes de cooperar na formação de uma sociedade futura;

– Formar e qualificar jovens quadros intermédios, com perfis e competências profissionais ajustados ao tecido social e empresarial da região;

– Diversificar a oferta formativa procurando corresponder às necessidades dos empresários e às expectativas dos jovens;

– Proporcionar uma formação integral e integrada dos jovens e adultos, qualificando-os para o exercício profissional e para o prosseguimento de estudos;

– Estabelecer parcerias com o tecido empresarial e social e com outras organizações nacionais e transnacionais;

– Cumprir toda a legislação e normas aplicáveis na procura da qualidade e excelência dos serviços prestados;

– Promover a satisfação dos colaboradores, formandos, familiares, empresas, instituições e comunidade envolvente;

– Promover a formação contínua de todos os colaboradores;

– Promover a comunicação interna e disponibilizar toda a informação relevante para os diferentes serviços e departamentos;

– Assegurar o comprometimento das partes interessadas na implementação do quadro EQAVET

– Planear e desenvolver todo o sistema de gestão da qualidade tendo por base a procura da melhoria contínua;

– Contribuir para o desenvolvimento social, económico, Ambiental e cultural da comunidade;

– Proteger o meio ambiente dirigindo os seus esforços para a procura de uma maior sustentabilidade ambiental.

OBJETIVOS

Constituem objetivos da EPVC ministrar formações de natureza profissionalizante inseridas no Sistema Nacional de Qualificações e no Catálogo Nacional de Qualificações, nas modalidades de formação inicial e contínua e atividades de certificação escolar e profissional, a seguir indicadas:

– Cursos de educação/formação;

– Cursos Profissionais;

– Cursos técnico superior profissional;

– Cursos de especialização tecnológica;

– Cursos de Educação e Formação de Adultos;

– Formações modulares certificadas;

– Cursos de formação à medida em regime laboral e pós-laboral;

– Outras ações de formação profissional requeridas pelo tecido económico e social;

– Atividades de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências escolares e profissionais.

Tendo em conta que a organização da formação implica atuar nos diferentes domínios que estruturam a atividade da Escola, identificam-se e desenvolvem-se ainda os seguintes objetivos que lhes estão subjacentes:

– Estudo e diagnóstico de necessidades de formação e de certificação de competências;

– Planeamento e organização de atividades educativas, formativas e de certificação de competências;

– Conceção de programas, instrumentos e suportes formativos;

– Desenvolvimento e execução de atividades educativas, formativas e de certificação;

– Acompanhamento e avaliação de atividades formativas e de certificação;

– Outras formas de intervenção sociocultural ou pedagógica, preparatórias ou complementares da atividade formativa ou facilitadoras do processo de socialização profissional;

– Formas de organização da formação – formação a distância;

– Sistema de gestão e garantia da qualidade, alinhado com o quadro EQAVET;

– Relações institucionais.

MISSÃO

Apostar no desenvolvimento das competências técnicas dos formandos conjugando uma sólida formação teórica com uma prática enriquecedora de Formação em Contexto de Trabalho.

Envolver a comunidade empresarial na vida da escola, levando a que a usem como local de recrutamento de mão de obra reconhecidamente qualificada.

VISÃO

A EPVC elege a formação de dupla certificação, escolar e profissional, como a via privilegiada para a construção de projetos de vida positivos e duradouros que respondam às necessidades de recursos humanos do tecido socioeconómico regional e local, preparando jovens para um exercício profissional qualificado sem descurar a possibilidade de prosseguimento de estudos, conciliando, deste modo, as necessidades mais imediatas das empresas com os legítimos anseios e ideais dos jovens em formação.

VALORES

A EPVC defende os valores da paz, tolerância e diálogo entre os povos e culturas, no respeito pelo seu património natural e cultural e no respeito pelos direitos individuais de cada um dos seus alunos, nomeadamente o seu direito à diferença em liberdade e em democracia.

A EPVC procura que todos os intervenientes no processo educativo contribuam de forma positiva para o seu projeto de educação inclusiva e de educação para a cidadania ativa, contribuindo, deste modo, para promover a aquisição de competências reduzindo as desigualdades.

CULTURA

EDUCAÇÃO PARA OS VALORES

A EPVC considera como realidade subjacente à ação educativa, os valores no que eles têm de permanente e transitório, bem como, a inserção desses valores na comunidade de que fazem parte. A cidadania, o interculturalismo, a liberdade, a responsabilidade, o respeito, a igualdade e a solidariedade, assumem lugar de destaque no universo deste projeto.

EDUCAÇÃO FUNCIONAL

A EPVC perspetiva a ação educativa não em função de si mesma, mas sim em função da vida dos alunos, como forma de estimular e orientar o seu desenvolvimento pessoal, no sentido de adequar a sua capacidade de resposta às exigências da sociedade a que pertencem.

EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA

A EPVC pretende situar a ação educativa ao nível da experiência pessoal dos alunos e dela partir para uma consciencialização da finalidade do trabalho a realizar, valorizando as raízes culturais da comunidade. As atividades propostas pretendem contribuir para a valorização do património natural e cultural, articulando conhecimentos históricos, culturais e científicos, cultivando o gosto pela recolha de tradições, gastronomia e manifestações socioculturais. Neste campo valorizam-se não só os projetos decorrentes do plano anual de atividades interno, mas também projetos internacionais enquadrados no programa ERASMUS +.

EDUCAÇÃO DIGITAL

A EPVC pretende que os seus recursos ao nível das TIC sejam utilizados em função de uma prática educativa mais atrativa e comunitária, baseada na investigação e na partilha de experiências. Deseja-se, ainda, inovar ao nível do processo de ensino/aprendizagem, utilizando plataformas educativas em contexto de aula e/ou e-learning, digitalizando e disponibilizando conteúdos em plataformas educativas, resultantes da mobilização dos docentes na criação de ambientes educativos inovadores e interativos.

As atividades previstas passam pela contribuição regular para atualização do site e da página do facebook da escola, formação para o uso do software de gestão escolar, software integrado no Office 365 e outros. A vulgarização das ferramentas tecnológicas constituí responsabilidade acrescida na assunção de uma atitude disruptiva face às práticas da escola do século XX. Valorizar e incluir no processo educativo o know-how tecnológico dos nossos alunos, será o mais importante dos desafios a assumir coletivamente.

EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE, SAÚDE E BEM-ESTAR

A EPVC entende que a educação para a sexualidade e para os afetos é uma área essencial do processo educativo e que não se deve limitar às componentes biológica e de prevenção de comportamentos de risco, mas antes servir para promover o desenvolvimento equilibrado da personalidade no que respeita às suas componentes psíquica, emocional e comportamental.

Atendendo ao enquadramento estatístico dos dados relativos à violência, nomeadamente, a violência no namoro, a EPVC desenvolve, enquadradas no PAA, atividades diversas de educação afetivo-sexual com o objetivo de promover a reflexão e a aprendizagem do respeito pelo outro/outra.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL / DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A EPVC entende a Educação Ambiental como um processo dinâmico de modificação de comportamentos que só se interiorizam através da concretização de projetos, sejam eles de separação de resíduos ou de eficiência energética, de proteção do meio ambiente ou de uso sustentável de recursos naturais, numa perspetiva de construção de uma sociedade sustentável.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / EMPREENDEDORISMO

A EPVC considera que só há verdadeira educação profissional quando o processo formativo está orientado para a aquisição das competências, habilidades, conhecimentos e atitudes que são necessárias para o ingresso no mercado de trabalho como trabalhador ou promotor do seu próprio emprego ou oportunidade de negócio.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Na EPVC, formar jovens sempre significou utilizar a flexibilização e a diferenciação pedagógica da avaliação modular para responder à diversidade das necessidades e potencialidades de cada um dos alunos, nomeadamente através do aumento da valorização da componente técnica e de formação em contexto de trabalho.

A obrigatoriedade do cumprimento da escolaridade obrigatória de 12 anos, obrigou a EPVC a uma resposta educativa mais estruturada e individualizada ao nível da educação inclusiva. A integração destes alunos constitui um desafio constante de promoção de estratégias e recursos educativos especializados, no sentido de proporcionar a todos os jovens, independentemente das suas dificuldades, uma educação de qualidade, pautada pelos princípios do rigor e da exigência de todos os envolvidos.