Os/as alunos/as do 2.º ano dos Curso de Animador/a Sociocultural e do Curso Técnico/a de Operações Turísticas visitaram a exposição de rua patente na Praça Vasco da Gama e jardins do Centro de Memória “50 anos de democracia: memórias do primeiro ano – Vila do Conde”.
A atividade insere-se na temática “A construção da democracia” da disciplina de Área de Integração lecionada pela professora Laura Garrido e Caetano. A promoção da atividade teve por objetivo dar a conhecer aos alunos a importância da “Revolução de Abril” e de que forma foi vivido em Vila do Conde, e à semelhança do País, o primeiro “1.º de maio” e o primeiro ano de democracia. A exposição, da responsabilidade da Câmara Municipal de Vila do Conde, encontra-se distribuída por vários painéis, na Praça Vasco da Gama, nos jardins do Centro de Memória e QR Codes em várias artérias da cidade, foi construída a partir do acervo documental e fotográfico do Arquivo Municipal de Vila do Conde.
O primeiro núcleo é composto por um conjunto de painéis com recortes de jornal, documentos e fotografias do acervo da Foto Adriano que lembram como foi vivido o 1.º de Maio de 1974 em Vila do Conde, em que, precisamente naquele local, se juntaram cerca de 10 mil vilacondenses, para homenagear as Forças Armadas e celebrar, pela primeira vez, o Dia do Trabalhador como feriado nacional.
Nos jardins do Centro de Memória, dois cubos em grande formato, exibem um conjunto de imagens que retratam artérias e edifícios de Vila do Conde, completamente cobertos de cartazes das diferentes forças político-partidárias que concorreram às eleições para a Assembleia Constituinte. Os QR Codes colocados em várias artérias da cidade mostram como se encontravam aqueles mesmos locais repletos de cartazes quando decorreram em Portugal as primeiras eleições livres, para a eleger a Assembleia Constituinte.
Com esta exposição os/as alunos/as puderam conhecer a forma como os vilacondenses sentiram a conquista da liberdade e dos valores democráticos que o 25 de Abril trouxe.