Ação EducativaAnimador SocioculturalApoio à Infância

Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis na Infância

Realizou-se na Escola Profissional de Vila do Conde, no decorrer do mês de abril a “Ação de Sensibilização e Prevenção de Maus Tratos na Infância”. Esta atividade foi elaborada pelos formandos do 3º ano do Curso Técnico de Apoio à Infância e os formandos do 3º ano do curso Técnico de Eletrónica, Automação e Comando no âmbito dos Projetos de Turma.
Ambas as turmas trabalharam em conjunto com os seus diretores de turma de forma a materializar um laço azul gigante na entrada da escola para sensibilizar toda a comunidade escolar para o tema.

História do Laço Azul

“O Azul funciona para mim como um constante lembrete/alerta para lutar pela proteção das crianças”
Bonnie W. Finney

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, EUA, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.