A escola profissional de Vila do Conde (EPVC) recebeu com agrado o resultado do “ranking” divulgado na base de dados oficial do Ministério da Educação. Esta distinção deixa bem patente o sucesso do projeto educativo e reforça a vocação da escola profissional de Vila do Conde enquanto instituição de ensino profissional.
O caráter humanista da escola, o envolvimento dos professores e a, consequente, dedicação dos alunos contribuem, de sobremaneira, para elevar as estatísticas e demonstrar que a percentagem de alunos que concluem o seu curso profissional em três anos é, na EPVC, superior em 12% à média do concelho de Vila do Conde e em 24% à média do concelho da vizinha Póvoa de Varzim. Merece destaque o desempenho dos nossos jovens, superior em 16% à média dos alunos do país com um perfil semelhante antes do secundário.
Não obstante, a aposta em professores e formadores pela sua competência científica e técnica, na melhoria das condições físicas da escola e a atualização e aquisição de equipamentos, técnicos e específicos, no apoio letivo, são fatores determinantes para o rigor curricular da oferta dos cursos técnicos.
Ricardo Santos, presidente da EPVC, refere que: “hoje, mais do que nunca, sinto orgulho nos nossos alunos e nas suas famílias. Temos cada vez mais candidatos aos cursos profissionais porque sentem que a escola profissional de Vila do Conde é a escola com maior qualidade e competência no ensino profissional no concelho de Vila do Conde e Póvoa de Varzim”.
Este reconhecimento estimula-nos a ambicionar mais e atribui-nos uma responsabilidade acrescida no processo de melhoria contínua, certificado pelo EQAVET. Salientamos, por último, que no ano de 2019/20 melhoramos a nossa taxa de conclusão para 86% e que em 2020/21, 30% dos nossos alunos prosseguiram os seus estudos, divididos entre CTeSP e Ensino Superior.