Apoio à Infância

Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Decorreu no passado dia 19 de março de 2021 uma formação sobre Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dirigida a 46 alunos de duas escolas: Escola Profissional de Vila do Conde (Distrito do Porto) e Escola Profissional Gustave Eiffel (Distrito de Lisboa) dinamizada pela diretora de Turma Ana Cadilhe no âmbito do Projeto de Turma “Dar +”.

A sessão, organizada pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, teve como objetivo abordar a prática de voluntariado, de boas ações, cidadania e a integração dos ODS nas escolas e no dia-a-dia dos alunos.

Os alunos tiveram a oportunidade de partilhar as suas experiências, de encontrar soluções para os desafios das suas escolas e comunidade envolvente e de aprender mais acerca da importância que a ação de cada um tem no desenvolvimento sustentável do planeta. Para tal, realizaram atividades em conjunto, encontrando, em grupo, com alunos de ambas as escolas, soluções para os desafios das suas comunidades, chegando à conclusão que podem ser os alunos a fazer parte da solução através da prática de boas ações diárias, projetos escolares e ações voluntárias.
Muitas foram as ideias que surgiram desta sessão, fruto da partilha de boas práticas e de aquisição de conhecimento. Futuramente, estas ideias serão trabalhadas tanto a título individual dos alunos em casa, em contexto escolar e mesmo na sua comunidade alargada.

A avaliação da sessão feita por parte dos alunos refletiu ter sido esta uma excelente oportunidade de aprendizagem, partilha e cooperação entre alunos de diferentes escolas sobre a temática do voluntariado e da sustentabilidade do nosso mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.