Apoio à Infância

Sessões Informativas de Prevenção da Violência no Namoro

Na passada 6ª feira, as turmas do 2º e 3º ano do Curso Técnico Profissional de Apoio à Infância, e a Diretora de Turma Ana Cadilhe participaram nas Sessões Informativas de Prevenção da Violência no Namoro, promovidas Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em parceria com a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima -, o Colégio de Amorim e a Escola Secundária Eça de Queirós.

As Sessões, integraram a programação do Dia dos Namorados, envolvendo 11 turmas do secundário e mais de 200 jovens, decorrendo em formato virtual, através da plataforma zoom, contando com a supervisão de Técnicos da APAV.  Para além de conhecer os âmbitos da ação da Associação, os jovens tiveram oportunidade de abordar o conceito de “violência” e “violência no namoro”; identificar tipologias do “Ciclo”, refletindo e debatendo mitos e perceções sociais, procurando o reforço da consciência juvenil para este fenómeno, bem como para a necessária sinalização de qualquer suspeita e/ou incidente, valorando a prevenção.

Esta ação teve uma avaliação muito positiva pelas alunas participantes, que reconheceram a importância da abordagem da temática. Com esta ação, a EPVC dá continuidade ao investimento nas competências pessoais e sociais dos seus alunos, investindo na sua capacitação para além do conteúdo programático, investindo na sua aptidão em temáticas transversais e contemporâneas, a explorar junto de outros públicos, nomeadamente no contexto de trabalho e estágio. Esta atividade contou com a presença do Presidente da Escola Profissional de Vila do Conde Ricardo Santos e do Diretor António Santos, assim como dos diretores pedagógicos Beatriz Maia e Alfredo Bompastor e a formadora Cláudia Sousa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.