Escola Profissional de Vila do Conde vence Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

A Escola Profissional de Vila do Conde (EPVC) é uma das 29 escolas de diferentes regiões de Portugal continental, Arquipélago dos Açores e Moçambique a ser contemplada pelo segundo ano consecutivo com o Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania, promovido pela Direção Geral da Educação. De acordo com os organizadores, a iniciativa apresentada pela Escola Profissional de Vila do Conde (EPVC) reflete o espírito de Gandhi, incansável defensor da paz, da dignidade humana e da não-violência, promovendo uma abordagem educativa centrada na participação ativa e no respeito pelos Direitos Humanos. Sob o lema “Democracia e Participação”, a 4.ª Edição do Prémio Gandhi incentivou o desenvolvimento de projetos inovadores que desafiaram o ‘status quo’, preparando os/as alunos/as para um futuro mais inclusivo e consciente.
O projeto premiado foi a participação na encenação comunitária “Um Canto de Liberdade – O Musical, encenado pelo professor do Curso de Animador/a Sociocultural, Amauri Alves, realizado na cidade de Santarém em 2023 e 2024 para as comemorações oficias dos 50 anos da Revolução dos Cravos.
As turmas do Curso de Animador/a Sociocultural colaboraram na construção de adereços e cenografia e as alunas do terceiro ano atuaram no espetáculo, nos dois anos em que foi apresentado.
A cerimónia de entrega do Prémio Gandhi teve lugar no dia 3 de outubro, às 15 horas, no Auditório da Comunidade Hindu de Portugal, conduzida pelo Diretor-Geral da Educação, David Sousa, e contou com a presença dos/as alunos/as e docentes envolvidos nesta iniciativa.