O projeto “Etnobotânica EPVC” marcou presença no Dia Internacional da Proteção Civil, promovido pela Câmara de Vila do Conde, no passado dia 3, no Centro de Memória de Vila do Conde, através do workshop “Florografia: Arte e Sustentabilidade”. As alunas do Curso de Animador/a Sociocultural da Escola Profissional de Vila do Conde monitorizaram atividades destinadas a crianças e aos seus pais, conduzidas pelo professor Amauri Alves.
A proposta da Florografia: arte e sustentabilidade é sensibilizar as pessoas acerca da importância da preservação ambiental através da expressão artística. O projeto elaborado pelas alunas do 3.º ano engloba uma variedade de atividades, tais como aulas teóricas, práticas e projetos em grupo. Durante estas iniciativas, as estudantes têm a oportunidade de aprender a identificar plantas silvestres, prensar e secar flores e folhas, criar composições visuais, utilizando as flores e folhas prensadas e expressar as suas ideias sobre a relevância da preservação ambiental de maneira criativa e impactante.
A Florografia revela-se como uma atividade lúdica e gratificante, adequada para todas as faixas etárias, com o potencial de fomentar a consciência ambiental e motivar as pessoas a adotarem medidas concretas para a proteção do meio ambiente.