O programa The Challenge 2025, promovido pela Fundação Bancária “la Caixa”, é uma iniciativa educacional que pretende promover talentos e transformar os/as formandos/as do ensino secundário e profissional em agentes de mudança (“Worldshakers”) comprometidos com os desafios do século XXI, tendo como objetivo incentivar os/as jovens a desenvolverem projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre mais de dois mil projetos concorrentes, foram selecionados apenas cem, dos quais oito eram de escolas portuguesas. O projeto “Refloresta”, do Curso Animador/a Sociocultural da Escola Profissional de Vila do Conde (EPVC), foi um dos oito projetos portugueses selecionados. A equipa, constituída pelas formandas Adelaide Oliveira, Beatriz Rajão, Lara Barbosa e Leonor Vieira do 1.º Ano do Curso Animador/a Sociocultural da Escola Profissional de Vila do Conde (EPVC), e coordenada pelo professor Amauri Alves, competiu em Barcelona entre os dias 6 e 9 de maio. Após um incêndio na Cividade de Bagunte em 2023, a Câmara Municipal de Vila do Conde desafiou a EPVC a produzir vasos biodegradáveis para reflorestação, aproveitando o projeto “Meu Papel Sustentável”. Assim surgiu o projeto “Vasos Para a Cividade de Bagunte”, com o objetivo de produzir mil vasos ecológicos com materiais locais para plantar árvores nativas na área afetada, sensibilizando também os/as formandos/as para a sustentabilidade.
Este projeto originou a “Refloresta”, uma Startup de animação sociocultural focada na produção e venda de vasos biodegradáveis e em ações de educação ambiental, diferenciando-se pelo uso de materiais reciclados e pela sua base num projeto de sucesso.
O programa ofereceu uma oportunidade para os alunos expandirem a sua aprendizagem para além da sala de aula, desenvolverem as suas próprias ideias e partilharem-nas com a comunidade. Entre os participantes do Campus, dez projetos serão premiados com uma viagem aos Estados Unidos para receber orientação de profissionais e inovadores.
Escola Profissional de Vila do Conde participa no Campus Barcelona do desafio The Challenge 2025
