Ação EducativaAnimador SocioculturalApoio à InfânciaComunicação e Serviço DigitalEletrónica, automação e comandoGestão de Equipamentos InformáticosInformática de GestãoOperações TurísticasOperador de InformáticaTurismo

Alunos da EPVC participam na Competição Europeia de Estatística

A jornada Estatística foi longa para o 1.º ano do Curso Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital, 1.º ano do Curso Técnico/a de Desporto e 1.º ano do Curso Técnico/a de Informática de Gestão da Escola Profissional de Vila do Conde (EPVC) que participaram na Competição Europeia de Estatística – ESC 2024, que decorreu de 20 de outubro até 4 de março. Os resultados foram divulgados no dia 2 de abril.
A ESC é uma competição promovida pelo Eurostat (o Gabinete de Estatísticas da União Europeia) em colaboração com vários Institutos Nacionais de Estatística. Tem como objetivos principais promover a curiosidade e o interesse dos/as alunos/as pela estatística; incentivar os/as professores/as a utilizarem novos materiais e novos métodos de ensino da estatística, incrementando a utilização de dados estatísticos oficiais e a aplicação do conhecimento estatístico adquirido. A competição desenrola-se em duas fases: a nacional e a europeia.
Na fase nacional, os participantes tiveram de realizar duas provas. A primeira consistiu na realização de três testes online sobre informação proveniente do Banco de Portugal, do Instituto Nacional de Estatística e do Eurostat (em inglês). Das 25 equipas da Escola Profissional de Vila do Conde que participaram, 16 avançaram para a próxima avaliação.
Na segunda etapa, os/as alunos/as tiveram de elaborar um trabalho baseado num conjunto de dados estatísticos divulgados nos portais do Instituto Nacional de Estatística e/ou do Banco de Portugal de um tema selecionado pelos/as próprios/as alunos/as.
Embora nenhuma das equipas da EPVC tenha alcançado um lugar no pódio, todos os/as alunos/as merecem reconhecimento pelo seu empenho e dedicação. Foi evidente o esforço aplicado pelos grupos e como uma abordagem diferente, em relação ao ensino tradicional, pode trazer diversas vantagens.
A EPVC aproveita para felicitar todos os concorrentes e parabenizar os que foram selecionados para a fase europeia.