Ação EducativaAnimador SocioculturalApoio à InfânciaComunicação e Serviço DigitalEletrónica, automação e comandoGestão de Equipamentos InformáticosInformática de GestãoOperações TurísticasOperador de InformáticaTurismo

Comemoração do Dia Mundial do Origami

No passado dia 11 de novembro, comemorou-se o Dia Mundial do Origami e por este motivo a Escola Profissional de Vila do Conde desafiou as suas turmas a construir/criar modelos em origami com o objetivo de serem expostos na escola.
Mais do que um simples papel dobrado, o origami é um símbolo de paz, utilizado há séculos em cerimónias e festivais japoneses. Uma menina de 12 anos, chamada Sadako Sasaki, vítima da bomba atómica da Segunda Guerra Mundial, tornou o origami de um grou um símbolo de paz mundial. Segundo a lenda, quem faz 1000 tsurus em origami tem direito a um desejo concedido pelos deuses. Sadako fez 646 grous (tsurus) antes de morrer, na esperança de pedir um desejo de cura. Os seus amigos fizeram mais 354 para completar os 1000 tsurus. O dia 11 de novembro foi escolhido pela Nippon Origami Association para a celebração do origami, por o encararem como um dia adequado para a paz e para a esperança mundial.
Os alunos surpreenderam os seus professores com a oferta de um marcador de livros em origami, elaborado por eles, como forma de agradecimento pelo cuidado e orientação dos seus educandos.
Esta atividade revelou-se enriquecedora para todos os alunos, não só por explorarem a geometria, uma das áreas da matemática, mas também por terem a oportunidade de aprimorar as suas competências de trabalho em equipa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.