Ação EducativaAnimador Sociocultural

Projeto Monstro Lixo é finalista ao Prémio “Junta-te ao Gervásio” 

O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é uma iniciativa da Sociedade Ponto Verde que tem como objetivo destacar e premiar projetos desenvolvidos e implementados na área da reciclagem de embalagens e economia circular.

O Projeto Monstro Lixo – Por um mundo sustentável, da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, realizado pela Escola Profissional de Vila do Conde com apoio institucional da Câmara de Vila do Conde está entre os 15 finalistas na categoria Entidade de Proximidade. O seu caráter inovador, bem como o seu impacto económico, social e ambiental, foram alguns dos critérios reconhecidos pelo ISCTE Executive Education. Nesta primeira edição foram inscritos mais de 170 projetos de todo o país. 

Monstro Lixo – Por um mundo sustentável é uma ação de sensibilização ambiental contextualizada através da política dos 3 Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar e direcionada às famílias e instituições de ensino (alunos e professores), tendo como atrativo principal uma exposição midiática, lúdica e interativa com monstros clássicos que aterrorizaram gerações, confeccionados em grandes proporções (2,5 a 3 metros de altura) com resíduos coletados pelos alunos da EPVC. O lixo tomando forma para conscientizar sobre a importância da redução do consumo e da necessidade da reutilização e reciclagem dos resíduos para a preservação do presente e do futuro do planeta. A exposição, sua criação e o processo pedagógico de produção com alunos e alunas da Escola Profissional de Vila do Conde é do encenador, cenógrafo e professor Amauri Alves, especializado em grandes eventos e espetáculos comunitários realizados com milhares de participantes em diversos países. 

O projeto, desenvolvido durante ao ano letivo 2021/2022 envolveu diversas áreas pedagógicas, promovendo a transversalidade dos conhecimentos e formações. A participação do corpo docente foi um dos fatores importantes para o sucesso da ação. Atividades preparatórias e conteúdo de formação foram distribuídos entre os professores e foram trabalhados em sala de aula com os alunos, como treinamento 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), personagens da literatura de terror, sensores de movimento e sistemas de áudio e iluminação, desenvolvimento de atividades cênicas e jogos lúdicos, organização do ciclo de palestras, recepção de convidados, etc. 

Em 2022, o Monstro Lixo foi convidado a participar do Diálogos da Cultura Oceânica, organizado pela UNESCO na cidade de Santos – Brasil. 

O resultado será divulgado no dia 8 de fevereiro após a deliberação do júri que fará a seleção dos 3 primeiros colocados para receberem a premiação: 1º lugar (5.000 euros – cinco mil euros), 2º lugar (3.000 euros – três mil euros), 3º lugar (2.000 euros – dois mil euros), e duas menções honrosas. 

O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é promovido pela Sociedade Ponto Verde e conta com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e com o ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.