A Ação do Coração integra uma iniciativa com origem em Santos (Brasil), local de origem do evento, que encara a solidariedade como o amor em movimento, visando a transferência deste sentimento, assim como de carinho e respeito ao próximo. Com o passar do tempo, este movimento expandiu-se, associando pessoas de diferentes cidades, estados e países que, aos poucos, foram aderindo a esta corrente de intencionalidade positiva.
A campanha implica a mobilização de grupos de pessoas unidos para a confeccão de corações de tecido de várias cores e tamanhos, recheados de boas intenções. Adicionalmente, são efetuadas doações de alimentos, roupas e brinquedos destinados a serem oferecidos a instituições de solidariedade.
O ponto alto da “Ação do Coração” é a distribuição em praça pública dos corações confeccionados por voluntários/as. Esse momento une milhares de pessoas numa ação promotora da paz, da união dos povos e de celebração da vida.
Nas 10 edições ocorridas, foram confeccionados e distribuídos 988 mil corações, arrecadadas 200 toneladas de alimentos, 49.7 mil brinquedos e 290 mil peças de vestuário.
A Ação do Coração já acontece em diversos países, incluindo África do Sul, Angola, Bélgica, Chile, China, Egito, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Inglaterra, Moçambique, Nigéria, Senegal, Turquia, Uganda e Vietname. Em novembro de 2022 terá sua primeira edição em Portugal, organizada pela Escola Profissional de Vila do Conde (EPVC) com alunos/as do Curso Profissional Animador/a Sociocultura, à frente do evento.
O professor Amauri Alves, coordenador de eventos da Escola Profissional de Vila do Conde, foi nomeado pela Associação Eduardo Furkini (instituição sem fins lucrativos que visa a concessão de bolsas de estudos em diversos domínio de formação), Embaixador da Ação do Coração em Portugal, estando à frente da organização da campanha com a EPVC e a Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde.
A Ação do Coração em Vila do Conde decorrerá no próximo dia 24 de novembro pelas 15h na Praceta Rancho do Monte.