Uncategorized

Visita de Estudo ao Museu das Rendas de Bilros em Vila do Conde

rendas de bilros

Os Formandos do 2º ano de Técnico de Turismo da Escola Profissional de Vila do Conde, tiveram a oportunidade de conhecer a coleção existente no Museu que é composta por todo o tipo de instrumentos e materiais utilizados na produção das Rendas de Bilros, dela fazendo parte belos exemplares de Rendas de Bilros, desenhos, piques e documentos vários. Merece ainda referência a coleção de bilros e almofadas estrangeiras, testemunho dos sucessivos contactos com centros produtores além-fronteiras.
A exposição é permanente para além de apresentar a tradicional renda vilacondense, expõe, simultaneamente, várias rendas contemporâneas, fruto de um conjunto de atividades desenvolvidas com outros centros produtores de rendas na Europa, bem como de inúmeros trabalhos concebidos por estilistas nacionais.
A presença de Rendilheiras que, num recanto cheio de luz, mostram aos visitantes a sua perícia na arte de bem dedilhar os bilros, e a existência de uma Escola que se dedica ao ensino da técnica, garantindo a sua continuidade, constituem particular motivo de interesse do único Museu de Rendas de Bilros em Portugal.

A Escola, aqui sediada, propriedade da Câmara Municipal de Vila do Conde, tem por objetivo principal assegurar a continuidade da tradição das Rendas de Bilros, funcionando em estreita articulação com a Associação de Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.